Pular para o conteúdo

Sustentabilidade

A nossa motivação diária

Plantando com Nilton Broseghini

A experiência da Ecovila Bom Destino com Nilton Broseghini teve início no ano de 2007, quando o Espírito Santo enfrentava mais uma grande seca. Preocupados com a escassez de água potável na Ecovila, o grupo de proprietários resolveu mudar o foco do empreendimento. Ao invés de um sítio de lazer, decidimos nos tornar produtores de água, guardiões da natureza, educadores ambientais e defensores dos animais silvestres, além de firmarmos o compromisso de não permitir a derrubada de nenhuma árvore na construção de nosso projeto ecológico.

Assim, incentivados por Nilton Broseghini e por sua esposa Magaly, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Santa Teresa, decidimos criar a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Macaco Barbado, em homenagem aos macacos que foram, por muitos anos, caçados e se tornaram alimentação frequente dos antigos moradores daquele local.

Ainda em respeito aos animais da floresta, decidimos não permitir lâmpadas nos postes instalados nas ruas da Ecovila, para não prejudicar o sono dos animais. Plantamos árvores frutíferas no entorno da mata, para evitar uma provável dependência e domesticação daqueles animais silvestres.

Nestes 14 anos de parceria com Nilton Broseghini, mais de 4.000 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas dentro dos limites da Ecovila, num belíssimo e empolgante trabalho coordenado pelo Nilton, envolvendo os alunos das escolas da região, as famílias dos sócios do empreendimento, bem como empresas e instituições, como a Associação Pestalozzi de Santa Teresa e a OAB/ES.

Nas oficinas de produção e plantio, os alunos produzem novas mudas e fazem o plantio daquelas produzidas pelos alunos da turma anterior, num belo ciclo que se renova constantemente. O resultado desse trabalho pode ser constatado pela plena recuperação das nascentes, contribuindo com o aumento da vazão do córrego que desemboca no Rio Santa Maria e pela harmonia existente no convívio homem/natureza/animais silvestres na Ecovila Bom Destino.

Não bastasse o trabalho de coordenação feito em nosso espaço, tivemos a satisfação de receber do Nilton a doação de 2.000 livros da área ambiental, de seu acervo pessoal, que proporcionará a criação da biblioteca da Sede de nossa RPPN.

É importante destacar que o trabalho desenvolvido pelo Nilton na Ecovila é apenas uma pequena amostra de sua grandiosa contribuição para o meio ambiente, representada pelo número superior a meio milhão de árvores da mata atlântica plantadas em toda sua vida dedicada à defesa e à preservação do meio ambiente.

Nós, da Ecovila Bom Destino e da RPPN Macaco Barbado temos muito orgulho de ter Nilton Broseghini como nosso “guru ecológico”. Entendemos, também, que Santa Teresa e o Espírito Santo devem se orgulhar de ter entre seus filhos esse homem visionário, um cidadão do bem que plantou mais de meio milhão de árvores. Certamente, um líder à frente de seu tempo.

Vejam as fotos de algumas das oficinas realizadas: